Alimente os Peixes!!!!

09 dezembro 2008

Soutien, Símbolo do Sagrado Feminino


A história do soutién é tão antiga e contraditória quanto à evolução da própria moda. A maneira como os seios foram comprimidos e liberados, erguidos e moldados, revela de forma impressionante como a mulher ao longo da história em diferentes períodos, desempenharam o seu papel na sociedade.

Na história iniciada pelas romanas em exíguos bustiês, a Renascença do século XV esmaga o peito das mulheres como couraças, com coletes de tecido firme.
Na Revolução Francesa os seios saltam para fora.
O século XIX torna aprisioná-los em torturantes espartilhos, tornando as mulheres em criaturas de fôlego curto e voz frágil.
No período que se seguiu à Primeira Guerra, as mulheres foram libertadas e entraram em cena os seios soltos e cobertos por leves lingeries.
Nos anos 30 estilistas criavam soutiéns modeladores que erguessem e separassem os seios.
Os anos 40 e 50 valorizavam as mulheres de seios fartos, nos anos 60 foram para na fogueira e desde então os soutiéns nunca mais foram os mesmos e os peitos nunca mais saíram de moda.
Os grandes pintores renascentistas e barrocos pintaram mulheres de seios fartos, e também muitas outras representações do peito feminino na arte foram reverenciadas.

Por todos estes motivos, o Soutién discute de forma lúdica e instigante o tratamento e o sofrimento das mulheres sob os ditames da moda em diferentes períodos da história através da arte da colagem.
Ano novo, peito novo.
E que a Deusa salve o silicone.

Nenhum comentário: