Alimente os Peixes!!!!

21 julho 2009

Led - Deep - Black

13 de Julho é o Dia Mundial do Rock. Quando Bob Geldof teve a ideia de juntar grandes nomes da música internacional e fazer um festival para tentar acabar com a fome na Etiópia, isto inspirou a criação de um dia de referência a este estilo tão fantástico.

O festival foi o "Live Aid", que aconteceu ao mesmo tempo em dois países diferentes, Estados Unidos e Inglaterra, no dia 13 de julho, de 1985. Um evento que ficou pra História e que participaram nomes gigantescos da música da época como Status Quo, Elvis Costello, BB King, Sade, Sting, Phil Collins, Bryan Ferry, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, Who, Elton John, Black Sabbath (na primeira reunião com Ozzy Osbourne e Bill Ward), Run DMC, Crosby, Stills & Nash, Judas Priest, Bryan Adams, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders, Santana. entre outros.

É uma bela causa, que mobilizou milhares de pessoas no mundo todo e arrecadou milhões de dólares para amenizar o sofrimento da fome na Etiópia. O rock tem esta característica de se unir em momentos difíceis e com a força de sua música juntar multidões em prol de uma causa. Mais exemplos desta natureza aconteceram como o "We are the world" de Michael Jackson, "Feed the world" de artistas britânicos e, mais especificamente vindo do mundo metal, o "We're Stars", organizado por Ronnie James Dio.

Esta é a parte que é maisrock para mim, o heavy rock, o metal! Eu sei que este termo é usado para muita coisa, como no Brasil em que tudo é MPB. Muita gente acha que rock é somente Elvis Presley, Bill Haley, Jerry Lee Lewis ou Chuck Berry, outros que é Rolling Stones, Beatles ou Greatful Dead. Para mim, o rock de verdade é o que foi criado pela trinca de ouro: Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple.

Entre estas três bandas se encontra de tudo que o bom rock'n'roll tem para oferecer: muito peso, agressividade, técnica, baladas maravilhosas, letras viajantes e inteligentes, e performances históricas, de músicos que eram mestres no que se propunham a fazer. O final da década de 60 até o começo da década de 80 foi o período mais fértil e espetacular da história do rock. A seguir, eu faço uma lista de músicas para serem escutadas no dia de hoje. Escutem elas o mais alto possível, cante, pule, grite, sinta-se livre!

Lista Kisser do Dia do Rock 2009:

Black Dog - Led Zeppelin
Paranoid- Black Sabbath
Smoke on the Water - Deep Purple
Stairway to Heaven - Led Zeppelin
Sabbath Bloody Sabbath - Black Sabbath
Burn - Deep Purple
Immigrant Song - Led Zeppelin
The Mob Rules - Black Sabbath
Highway Star - Deep Purple
Kashmir - Led Zeppelin
N.I.B. - Black Sabbath
Perfect Strangers - Deep Purple

Enjoy! Happy Rock Day to you all!

Abraço
Andreas Kisser

Nenhum comentário: