Alimente os Peixes!!!!

07 julho 2006

Lixo Eletrônico - Serviço de Utilidade Pública

Não tem quase nada tão genérico como receber uma mensagem dizendo que o seu (sua) amigo (a) acha que você é verdadeiro (a), querido (a) ou o K7 (a) a 4 (a)...

Ou você PERSONALIZA seu carinho, ou faz igual a todo mundo: busca uma mensagem óbvia, com um fundo musical melodramático, cheio de clichês, imagens de propaganda de creme dental, e que no final, ainda pede pra você repassa-la para todos os seus amiguinhos.

A gente não comete nenhum erro quando envia essas mensagens, porque eu acredito, sinceramente, que quem faz isso, faz para demonstrar seu carinho. Porém, tem
muita gente que não gosta, principalmente se o arquivo for grande (maior que 500KB) ou, se o endereço eletrônico for comercial.

Você sabia que tem MUITAS empresas que monitoram os e-mails de seus funcionários? E que ABREM as mensagens quando tem anexo? Eu sei "ao vivo e em cores", porque trabalhei na Rede TV! e eles têm esse "sistema" lá.

Claro que essa é uma medida para prevenir a entrada de vírus nos ambientes de rede (me engana que eu gosto), mas a privacidade desse usuário fica numa situação MUITO precária, você concorda?

E, INVARIAVELMENTE, quando esse funcionário recebe arquivos anexados, em quantidade, ou todo dia, acaba sendo monitorado muito mais de perto.

O que acontecesse neste caso você pode deduzir, né?

Advertências, constrangimentos e, às vezes, até demissão.

Além disso, muitas vezes, esse seu contato não tem acesso ao e-mail da empresa fora do ambiente de trabalho!

Você não gostaria de que alguém que você gosta muito ficasse de fora da sua vida por causa desse detalhe, né?

Por isso, meus caríssimos cyberfriends, procurem substituir os endereços comerciais de seus amigos, pelos PESSOAIS. Claro que dá trabalho, principalmente se a sua agenda tiver mais de 300 nomes...rs

Só que essa atitude demonstra RESPEITO. E poucas atitudes na vida são tão importantes quanto o respeito.

E faça-o individualmente, tipo:

"Oi, Agamenon! (* - escolhi esse nome à toa, viu? Acho um luxo alguém chamar-se Agamenon...rs!)
Estou atualizando minha agenda eletrônica e eu só tenho seu e-mail comercial!
Será que você pode me passar o pessoal?
Vamos marcar um café!
Abraços"


Assim, você nem precisa se expor, dizendo que sabe que pode estar trazendo inconvenientes e tal.

AMIGOS não gostam de ver o outro se desculpando, ou encabulado.

AMIGOS TAMBÉM NÃO DEVERIAM FICAR SE INTROMETENDO NA VIDA PESSOAL DOS OUTROS. NEM SER A DONA CHATA PROFESSORA.

Mas estou numa campanha franca e aberta CONTRA a poluição. E, certamente, a poluição virtual é hoje um problemão.

Nenhum comentário: