Alimente os Peixes!!!!

06 abril 2005

Aprendendo a Ensinar

A arte de ensinar faz parte da formação contínua do educador. Não basta ter acesso aos melhores compêndios, às mais altas tecnologias, aos mais conceituados seminários e workshops. O processo vem bem antes, quando ainda somos alunos (base). Depois a reflexão tem que continuar na graduação e estágio (quando somos aprendizes) e nos primeiros de carreira (quando somos iniciantes). E é no início que mais precisamos de respaldo técnico, pedagógico, científico e psicológico. A formação eficiente é a autoformação. O conhecimento adequado é o autoconhecimento. É fundamental mesclar metodologias consagradas com novidades na área de educação. É imprescindível resgatar experiências pessoais e coletivas na hora de desenvolver seu estilo. É bom contar com apoio para dar os primeiros passos.

De acordo com meu novo ídolo, Antonio Nóvoa, vivemos uma repaginação do movimento barroco, onde o boom tecnológico conflita com os valores teológicos. Onde o século passado é tão recente que as respostas que não nos servem mais ainda não evoluiram, e então não temos novas respostas. Teremos que reinventar o ensino, aprendendo a aprender ensinar. O tempo todo.

Como diria meu velho ídolo, Macaco Simão, nóis sofre mais nóis goza! E até amanhã, que eu vou ali pingar meu colírio alucinógeno.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro Macaco Simão!!!

XP°

Anônimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anônimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»